Conheça os 5 países mais saudáveis

Hoje é bastante difícil conseguir se manter saudável diante da uma rotina atribulada. Esse e outros problemas, aliás, acabam traçando o panorama da situação de alguns países no quesito saúde. Infelizmente, não é o caso do Brasil, mas existem países mais saudáveis quando são levados em consideração alguns fatores como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), os hábitos e até mesmo a infraestrutura do lugar.

Com dados do Banco Mundial, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das Nações Unidas (ONU), os primeiros lugares são escolhidos por meio da avaliação de alguns critérios, como mortalidade infantil, expectativa de vida, taxas de mortalidade, porcentagem de obesos, desnutridos, fumantes, além de poluição e condições sanitárias.

Uma dose de inspiração nunca é demais, portanto, confira o post que preparamos!

1. Itália

Hoje a Itália ocupa o primeiro lugar no ranking de países mais saudáveis. Como eles conseguem? Os italianos estão acostumados a cuidar não só do corpo, como também da mente. A população é ativa e sabe aproveitar o momento.

Com uma expectativa de vida média de 81 anos, a Itália traz alguns traços em sua cultura: as pessoas comem devagar e prezam muito mais pela cozinha tradicional, deixando o fast-food de lado.

Apesar da crise econômica e financeira que atrapalha o crescimento da Itália em outros quesitos, o seu povo se mantém saudável não só pela alimentação mediterrânea — considerada uma das mais saudáveis —, mas também pelo excesso de médicos no país, de acordo com a Bloomberg.

2. Islândia

Na Islândia, o “truque” para a qualidade de vida da população está nas fontes termais naturais. Afinal, estamos falando de um dos países mais potáveis, onde, além do ar fresco, as pessoas podem beber a água de riachos. Você conseguiria imaginar uma coisa dessas aqui no Brasil?

Ecologicamente correto, o país tem uma paisagem incrível, que incentiva as pessoas a praticarem atividades ao ar livre. A dieta conta com uma alimentação construída de produtos orgânicos. Os alimentos — carneiro magro, gado de pasto, ervas, frutos do mar, entre outros — vêm de fazendas familiares e não industriais.

3. Singapura

A pequena ilha de Singapura, no sudeste asiático, é o primeiro país oriental que aparece na lista da Bloomberg Rankings.

Um dos principais centros econômicos da Ásia, conquistou em sua última avaliação 90,23%. Bem alto, não é mesmo? A ilha tem uma expectativa de vida de mais de 83 anos e, como já se sabe da cultura oriental, tem hábitos alimentares bem mais saudáveis que dos países ocidentais.

4. Espanha

Assim como os gregos, os espanhóis também gostam de uma siesta. O sono diurno proporciona inúmeros benefícios, principalmente em relação a situações de estresse, e pesquisas sérias comprovam isso.

Além do hábito de cochilar durante o dia, que diminui os níveis de estresse e proporciona descanso, a Espanha conta com outra característica interessante: uma alimentação controlada, com pequenas porções e grande variedade.

5. Grécia

Com uma expectativa de vida de mais ou menos 82 anos de idade, o berço das Olimpíadas também dá um show de exemplo quando o assunto é vida saudável. Em uma de suas ilhas, especificamente, na Ikaria, as pessoas costumam viver até os 100 anos.

O segredo é o cochilo diário durante as tardes, uma tradição local e, além disso, bastante disposição para caminhar pelas montanhas. A alimentação é bastante mediterrânea, rica em nutrientes e frutos do mar. Os gregos, além disso, não têm o costume de comer alimentos processados e não ingerem muito açúcar.

Você percebeu como a qualidade de vida nem sempre está relacionada com o poder econômico de um lugar? Os Estados Unidos, por exemplo, passaram longe do ranking de países mais saudáveis.

Além disso, mesmo não morando nesses lugares, é possível aprender muito com seus costumes e hábitos alimentares. Aproveite o que há de melhor nessas culturas e traga para o seu estilo de vida e, para otimizar esse projeto.

Acompanhe nossas redes sociais — Facebook e Instagram — para você ter acesso a todas as nossas publicações!

Deixe uma resposta

Precisa de ajuda?